domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Kit básico de observação amadora

Hello, people!!!!!!!

Demorou, mas saiu!
Depois de anos e anos lendo livros sobre astronomia, assistindo documentários, e (lógico) pesquisando muito na Internet, decidi deixar de moleza e começar a levar meu hobby um pouquinho mais a sério!
Nada desperta mais as indagações e inquietações humanas do que um belo e estrelado céu noturno(tá bom, talvez aquele filme russo da decada de 70, sem diálogo, em preto e branco e com 4 horas de duração seja igualmente intrigante...)!!!!!!
Como eu sei que esse é um assunto que atrai a atenção de muitas pessoas(menos da ultima menina com que fiquei, pois falei sobre o assunto, todo empolgado, e ela dormiu no meio do nosso encontro...), resolvi montar este blog, postando dicas para quem quer começar, curiosidades astronômicas, e, se Deus quiser e o Diabo não atrapalhar, postar uma vez por mês um Podcast bem humorado sobre o assunto!!!
 Pra começar, vou fazer uma pequena lista com o que considero um bom kit inicial de observações, para quem corajoso, bravo, forte e audaz(e charmoso), assim como eu, pensa em gastar algumas noites olhando os astros(tenho certeza de que você já gastou muitas noites fazendo coisa bem pior!!!!!!!!!).Qual o material necessario para começar?Eis aqui algumas fotos:

1-Um binóculo:Impressionante o que um binóculo pode fazer!!!!!Utilizo o binóculo para o estudo das constelações, uma vez que apresenta um campo de visão muito maior que um telescópio!Esse foi presente do meu amigo Toti, mas é realmente absurdo o que um binóculo de 40 reais pode fazer por vc!!!!



2-Telescópio:Esse é um dos mais simples, custou 250 reais, e  possui uma abertura de 50mm(depois eu explico o que isso quer dizer...).

3-Um mapa celeste:Não adianta olhar para o céu sem saber direito pra onde olhar, ou pior, sem saber O QUE se está olhando!!!!!Você pode baixar e imprimir umas cartas celestes na internet, mas eu recomendo mesmo o software STELLARIUM:

Muito bom,ele mostra o aspecto do céu em tempo real, as constelações em cada mitologia(e não só a grega) e, acima de tudo, é gratis pra baixar!!!!!!!!
Aqui está o link para download:Stellarium-baixe aqui!
Colocarei varios posts explicando direitinho como trabalhar nesse programa...
Bom, é isso...quem gostou, volte sempre, os posts entram no ar todo domingo a noite!!!!!!!!!!Quem não gostou, não guardo ressentimentos, só torço para que caia um meteorito em sua cabeça e você exploda ardendo em chamas!!!!!!!!!!!Agradeço desde já às duas únicas pessoas que provavelmente visitarão este site:obrigados pai e mãe!
Até a próxima!!!!!!!!!!!

7 comentários:

  1. Parabéns pelo Brog. Agora as pessoas podem seguir suas dicas e observar astros e estrelas sem terem que assistir o programa "Fama", evitando assim, os comentários do chato Nelson Rubens.
    Vamos todos, à noite, observar os corpos celestes!! (desde que seja uma noite quando não haja um belo corpo terrestre pra observar!)
    Valeu a iniciativa. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente,Ronaldo,vamos equilibrar os dois tipos observação...a diferença é que o corpo celeste não tem flutuações de humor...

      Excluir
  2. É isso mesmo Camarão!!! Parabéns pelo blog,e vou seguir ele, pois a tempos gosto das estrelas, mas nunca tive empolgação de comprar um binóculo ou um telescópio (só pra olha minha vizinha..) mas isso gera outro blog... Abraaaaço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Saulo, gera o blog "Cantinho da Vizinha"...que tb pode render posts interessantissimos!!!!!!!!!!!

      Excluir
  3. Fala Camarão! Legal a iniciativa do blog, eu não sabia que com um binóculos já era possível fazer uma boa observação..
    vou esperar para ver os posts sobre UFO..

    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alo Marlon, tudo bem, cara?Então, com binóculos da pra fazer obsaervações excelentes...eu até recomendo que primeiro usemos um binóculo, e só depois passemos para um telescópio.E existem binóculos astronomicos tb, to querendo comprar um em breve.Ah, com certeza haverão vários posts sobre Ufologia aqui, fique de olho!Abração, Marlon!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  4. Olá amigo, estou precisando de um binóculo exatamente como o seu da foto (sem prisma) você sabe me indicar onde eu posso comprar? Obrigado

    ResponderExcluir