sábado, 25 de fevereiro de 2012

Astronomia e a qualidade de suas Unhas

Pessoas, esta semana a NASA divulgou a descoberta de um planeta composto em sua maior parte por agua, tendo um atmosfera densa formada por vapor.

Até bem pouco tempo atrás, era senso comum que os planetas formados ao longo do universo podiam ser classificados em 3 categorias:Rochosos terrestres, gigantes gasosos e gigantes de gelo.
Um planeta formado por agua nessas porporções constitui em uma nova definição de planeta...Esse planeta se chama GJ1214b, tem um dia que dura 38 horas e orbita umaestrela vermelha anã.
E não é só em planetas que encontramos agua no espaço em tamanha quantidade não!
Alguns dias atrás, encontrei a seguinte noticia em um site cientifico de Portugal:


"O telescópio espacial Spitzer, da NASA, detectou num sistema planetário em formação a quantidade suficiente de vapor de água para encher cinco vezes os oceanos da Terra, revelou esta quinta-feira a agência espacial, noticia a Lusa. 

Em comunicado, o Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL), da Agência Espacial Americana (NASA), explicou que estas observações constituem a primeira visão directa da forma como a água, elemento crucial na formação de vida, começa a fazer parte dos planetas, inclusivamente dos rochosos, como a Terra. 

«Pela primeira vez estamos a observar como a água aparece numa região onde provavelmente se formam planetas», explicou Dan Watson, astrónomo da Universidade norte-americana de Rochester e autor de um estudo sobre o sistema, identificado como NGC 1333-IRAS 4B. 

Este sistema encontra-se a, aproximadamente, mil anos-luz da Terra, na constelação de Perseu. 

A origem do vapor de água 

Segundo os especialistas da NASA, o vapor de água tem origem numa nuvem central do sistema e cai sobre um disco de poeira estrelar, que seria o material da formação inicial dos planetas.  
À Terra, a água chegou na forma de asteróides e cometas de gelo. A água também existe como gelo nas densas nuvens que formam as estrelas», disse o astrónomo norte-americano.  
Agora vimos que a água, que cai na forma de gelo de um sistema estrelar jovem, evapora para depois se congelar novamente e se transformar em asteróides e cometas», acrescentou Watson.  
Conseguimos detectar uma fase muito especial na evolução de uma jovem estrela, na qual o material da vida avança dinamicamente rumo a um ambiente no qual se podem formar planetas», disse, por sua vez, o cientista da missão do Spitzer nos escritórios do JPL, na Califórnia (EUA), Michael Wenero".

E pra quem achava que astronomia e unhas são dois assuntos que não combinam, saiba que foi encontrado uma região do espaço que apresenta quantidades significativas de...agua oxigenada!

O local da descoberta situa-se próximo à estrela Rho Ophiuchi em nossa galáxia Via Láctea, a cerca de 400 anos luz de distância. Esta região contém densas nuvens muito frias (por volta de -250o Celsius) de gás e poeira, onde novas estrelas nascem. A maior parte destas nuvens é o alvo principal para astrônomos por ser composta por hidrogênio e traços de outros elementos químicos. Telescópios como o APEX, o qual faz observações de comprimento de luz em milímetros – e submilímetros – são ideais para detectar os sinais que vêm destas moléculas. Devido às qualidades do APEX, a assinatura característica de luz emitida por moléculas de peróxido de hidrogênio pôde ser captada.

Segundo o astrônomo do Observatório Espacial de Onsala, Per Bergman, “os pesquisadores sabiam, por experiências laboratoriais, quais comprimentos de ondas procurarem, mas a proporção de peróxido de hidrogênio na nuvem é de apenas uma molécula para cada 10 bilhões de moléculas de hidrogênio. Isto requer observações muito cuidadosas”.

O peróxido de hidrogênio (H2O2) é uma molécula chave por sua formação muito parecida as outras duas moléculas familiares, oxigênio e água, críticas para a vida. Acredita-se que a grande parte da água em nosso planeta tenha sido formada originalmente no espaço. Em virtude desta suposição, cientistas se interessam muito em compreender como ela é criada.

Supõe-se que o peróxido de hidrogénio seja formado no espaço nas superfícies de grãos de poeira cósmica — partículas muito finas semelhantes à areia e à fuligem — quando o hidrogênio (H) é adicionado às moléculas de oxigênio (O2). Uma reação mais intensa do peróxido de hidrogênio com hidrogênio é uma forma de produzir água (H2O). Esta nova detecção de peróxido de hidrogênio, portanto, ajudaria os astrônomos a entender melhor a formação da água no universo.

O astroquímico Bérengère Parise, do Instituto Max-Planck e coautor do artigo, explica que “ainda não se sabe como a maioria das moléculas na Terra são criadas no espaço. Mas a descoberta do peróxido de hidrogênio, utilizando o telescópio APEX, parece mostrar que a poeira cósmica é o ingrediente que estava faltando no processo”.

Pois é , tenho certeza que esse post mudou completamente a sua vida....

Nenhum comentário:

Postar um comentário