quinta-feira, 29 de março de 2012

Ciência e Religião-Parte 2 de 6

Alo, pessoas!
Estamos de volta com nosso debate sobre razão versus fé, dessa vez partindo para o lado da física quântica.Também discutimos um pouco a respeito das religiões orientais e se de fato seus conceitos se aproximam (ou não) das novas realidades apresentadas pelas recentes descobertas científicas.







Download Here

E volto com mais dicas de leituras comentadas durante o podcast.
 
PDF A Física da Alma

Neste livro, o físico Amit Goswami tenta criar uma explicação baseada nos fenômenos quânticos para a alma, a reencarnação, experiências de quase-morte, paranormalidade e até ufologia, tudo isso sem negar(pelo contrário) a existência desses eventos.
É um livro polêmico, sendo que boa parte da comunidade ciêntífica o vê com certas suspeitas, a despeito da credibilidade de seu escritor.


Se você quiser se aprofundar, procurem no site da TV Cultura o programa "Roda Viva" onde o escritor é entrevistado, postado aí em cima



Download PDF

Citamos os Vedas durante o programa, os livros base da "filosofia religiosa" indiana.Mas para quem não conhece muito bem essa doutrina, recomendo a leitura do Bhagavad Gita, que na verdade é um trecho de um livro épico indiano maior, o Maabarata.
No Bhagavad Gita, o guerreiro Arjuna entra em uma crise existêncial profunda ao ser obrigado a confrontar amigos e parentes, até o ponto em que Krishna aparece pessoalmente para ele e explica a verdadeira realidade das coisas.
Vale muito a pena ler, é um livro de leitura muito fácil e interessante, e dá um bom panorama dessa doutrina.

Concluindo, mais uma vez eu peço a todos que deixem o conhecimento de facebook um pouco de lado e comecem a pesquisar seriamente as coisas que vcs consideram importante!

Abraços astronômicos!!!

terça-feira, 27 de março de 2012

Ciência e Religião-Parte 1 de 6

Alo, pessoas!
Após um hiato de duas semanas, eis que o Órbita Podcast está de volta, dessa vez trazendo o polêmico tema "Razão versus Fé"!
E quem acha que eu, por ser católico de carteirinha, iria "puxar sardinha" para o meu lado, está profundamente enganado!No intuito de promover um debate aprofundado sobre o tema, convidei um ateu convicto para expor o outro lado da questão!
Assim, se você está cansado de tanta porcaria que rola na internet e nas comunidades do facebook sobre ateísmo e religião, escute com atenção e de sua opinião nos comentários.







 Download podcast

Esta é a parte 1.Ao todo serão seis partes de 15 minutos cada uma.

E vou colocar aqui também alguns links comentados durante o podcast, começando por esse, o livro "Deus:um Delírio", do Dawkins.

                                                             Link Download PDF
Coloco esse livro de um ateu confesso por estar cansado de ouvir argumentos sem qualquer base filosófica, teológica, social ou antropológica de muitos defensores do ateísmo...eu acho o ateísmo uma postura bastante válida, mas tem que ser um ateísmo esclarecido, não da mais pra aguentar ateu fazendo infinitas referencias a época da inquisição....

Outra fonte citada no podcast é o livro "O Gene de Deus", do geneticista Dean Hamer:

Coloco aqui a descrição do livro como está na Saraiva:
"Em "O Gene de Deus" o geneticista Dean Hamer fala sobre os resultados de uma pesquisa que afirma que há na espiritualidade um mecanismo biológico que nos deixa predispostos geneticamente para a crença. As pesquisas do dr. Hamer também comprovam que a fé oferece uma vantagem na evolução humana. "

Já li o livro e recomendo muito!
Bom, é isso, colocarei uma parte a cada dois dias do podcast, e trarei novas fontes de pesquisa para quem quiser se aprofundar na questão!
Até!Abraços astronômicos!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Orbita Podcast n°1, finalmente!!!

Yesssssssssssssssssssssssssssssssss!!!!!!!!!
Sim, meus caros, finalmente saiu o primeiro podcast do blog Cantinho do Telescópio,o "Orbita Podcast"!
Podcast, pra quem não  sabe, nada mais é do que um arquivo de audio disponibilizado para escuta e/ou download na internet, versando sobre qualquer assunto.É possivel encontrar podcasts sobre qualquer coisa, de culinária mexicana a cinema.E astronomia!
Quer conhecer um pouco sobre a teoria da relatividade,de forma divertida?Quantas são as 3 leis de Kepler?Como utilizar seu conhecimento de astronomia para se dar bem socialmente?
Então escute aí!!!!!!




Quem quiser fazer o download pra ouvir no seu mp3 enquanto dirige em uma rua movimentada, pode fazer aqui:
Download-final.mp3


Aproveitem, abraços astronômicos!
Obs: Pena que faltou a parte do meu camarada Ronaldo Gobo...to esperando, Rona, assim que mandar a gente posta aqui!!!!!!